Sábado 31 de outrubro marca a retomada de uma série de eventos didáticos promovidos pela Acerva Mineira. O II Curso de Análise Sensorial AcervA foi uma iniciativa conjunta viabilizada pelos esforços de Alfredo Figueiredo, que providencialmente adquiriu o oneroso kit da Flavor Activ com recursos próprios para posterior repasse aos participantes e assumiu a organização do evento.

A concepção e formatação do treinamento foi possível graças ao formidável trabalho coletivo promovido pelos membros. Marco Falcone/Falke Bier, além de ceder cordialmente delicioso espaço em sua cervejaria para a realização, foi conselheiro. Os biólogos Paulo Patrus e Gabriela Montandon elaboraram uma riquíssima apresentação detalhando a bio-química do off flavor, sua origem, influências e situação no processo cervejeiro. O Mestre Cervejeiro Paulo Schiaveto contribuiu participando e compartilhando seu vastíssimo conhecimento da matéria. Luiz Vidigal promoveu a integração e formatação. E outros membros correram nos bastidores para fazer tudo funcionar. Mais que tudo, uma demonstração espetacular de senso de equipe e vontade realizadora.

O resultado superou as melhores expectativas. 8 off flavors foram discutidos, esmiuçados e degustados. E além do aprendizado e da parte técnica, é importante ressaltar a confraternização e o ambiente delicioso, com visitas à produção da Falke, muitos brindes com excelente cerveja que ficou ainda superior depois de uma sequencia degustativa com pale lager industrial temperada de off flavors.

E para deixar os leitores curiosos e com água na boca, o genial Marco Falcone nos permitiu uma preciosíssima degustação de sua mais nova e revolucionária cerveja, que foi apreciadíssima pelos convivas. Aguardem!

E o próximo curso tem data marcada e já está lotado, 05/dezembro/2009.

É a AcervA mineira promovendo o conhecimento e integração.

Pão e Cerveja!